quarta-feira, 5 de outubro de 2011

OLINDA CAPITAL DOS BONECOS

Não foi por acaso que se elegeu a cidade de Olinda (PE) como "Patrimônio Natural e Cultural da Humanidade". Por ela fazer parte de um mundo muito especial, privilegiada por sua natureza ,cuja situação deu origem ao seu nome. Cidade fêmea continua parindo muros e homens que produzem uma cultura marcante desde o século XVI na arte erudita e popular.


Nesse sentido, desde a era colonial a voz de Olinda ultrapassou suas muralhas para ser ouvida no país e no mundo. E foi o povo de Olinda que no seu conceito mais puro deixou as pegadas do seu caminho na arquitetura, nos movimentos políticos, reliosos, artísticos e populares. Desde o início foi e continua sendo uma cidade de poetas e artistas: eles falam melhor da nossa cidade do que nós. São eles que definem através do tempo a nossa identidade cultural e a nossa memória.


Olinda é conhecida também como a cidade dos bonecos: bonecos gigantes, bonecos pequenos, mamulengos e fantoches que traduzem e cantam seus sonhos, suas alegrias e suas tristezas. Nesse universo mágico nossa cidade abriga o primeiro e mais importante museu de bonecos da América Latina, cujo acervo é considerado uma preciosidade, com bonecos do século XIX aos contemporâneos.


Este é um registro importante da arte do mamulengo, da história dos seus artistas e de seus brincantes. É também o reconhecimento de um trabalho pioneiro de resgate das nossas mais puras manifestações populares.


Tereza Costa Rêgo
Diretora do Museu do Mamulengo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bando de Lampião

Bando de Lampião

Lampião e Maria Bonita

Lampião e Maria Bonita
Tereza Costa Rego

Mestre Tonho

Mestre Tonho

Assalto de Cangaceiros

Assalto de Cangaceiros

Fazenda

Fazenda

Apresentação de Mamulengo

Apresentação de Mamulengo
Mestre Tonho