Professor Tiridá

Professor Tiridá
Personagem clássico do mamulengo.Representa a sabedoria popular,seus anseios e espertezas.È preto e cheio de graça.Em cena tem o papel de comentador da ação, guardando um distanciamento crítico.Todas as suas falas são ditas em verso, a maneira dos poetas repentistas.Tiridá é um boneco com articulação de boca e olhos.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MUSEU DO MAMULENGO

Inaugurado em 14 de dezembro de 1994, na Rua do Amparo nº 59 - Amparo/Olinda/PE, em um prédio com características ecléticas da arquitetura do fim do século XIX, em estilo colonial, adquirido pela Fundação Pró-Memória e IPHAN em 15 de agosto de 1984.

O MUSEU DO MAMULENGO - ESPAÇO TIRIDÁ, é um espaço artístico, lúdico e mágico. Artístico pela quantidade e qualidade de seu maravilhoso acervo (aproximadamente 1.200 bonecos antigos e contemporâneos), lúdico pelo que oferece ao seu público e mágico porque através dos bonecos o visitante ou pesquisador diversificado penetra num mundo livre e provocador, com uma linguagem própria. Devido a problemas estruturais na sede do Museu, onde apareceram rachaduras nas paredes pela acomodação do terreno e excesso de águas subterrâneas, o Museu do Mamulengo, passa a funcionar, a partir de setembro de 2006, na Rua de São Bento nº 344 - Ribeira/Olinda/PE. Como primeiro museu de bonecos populares do Brasil e da América Latina, divulga o mamulengo e sua tradição como teatro de bonecos da região, singular e expressivo. A criação do principal acervo do Museu do Mamulengo surgiu na década de 70, quando os participantes do Grupo Mamulengo Só-riso, resolveram investir na aquisição de peças dos "mestres mamulengueiros" que falecendo e sem deixar herdeiros de sua arte eram vendidas como peças de decoração.

Um comentário:

  1. Assisti a reportagem da TV Brasil sobre esse museu e fiquei admirado com a beleza dos bonecos, de suas histórias e suas peculiaridades. Não se trata apenas de teatro de bonecos, mas uma manifestação maravilhosa do folclore do nordeste brasileiro.
    Espero um dia ter a oportunidade de conhecer o museu.

    ResponderExcluir

Bando de Lampião

Bando de Lampião

Fazenda

Fazenda

Assalto de Cangaceiros

Assalto de Cangaceiros

Lampião e Maria Bonita

Lampião e Maria Bonita
Tereza Costa Rego

Apresentação de Mamulengo

Apresentação de Mamulengo
Mestre Tonho

Mestre Tonho

Mestre Tonho